Páginas

FALANDO SOBRE CUITÉ...

O CUITEENSE DIMAS RIBEIRO É EMPOSSADO NO CONSELHO ESTADUAL DE CULTURA – CONSECULT/PB.

O Cuiteense Dimas Ribeiro que há vários anos presta relevantes serviços à comunidade de Cuité, seja na área dos grupos e movimentos culturais, seja na liderança dos trabalhos das entidades e órgãos do Controle Social – a exemplo dos conselhos municipais, tomou posse, na tarde desta quinta-feira (23), em solenidade no Palácio da Redenção, juntamente com os demais 45 membros titulares e suplentes no Conselho Estadual de Cultura. Após a reformulação na sua configuração, o conselho passou a ser formado por representantes do poder público, da sociedade organizada e da classe artística, democratizando e pluralizando a discussão da cultura.
Sendo assim, cabe aos fóruns das regiões geo-administrativas elegerem de forma direta os seus representantes, no caso da 4ª Regional do Curimataú e Seridó Paraibano, a assembleia ocorreu em novembro do ano passado (2011), no Teatro Municipal Dona Chicota – Cuité, onde o recém-empossado conselheiro foi eleito pela unanimidade dos artistas e produtores culturais presentes. O mandato do representante e do suplente, Sr. Francisco de Assis Oliveira será de 02 (dois) anos.
O Secretário de Cultura do Estado, Chico César, ressaltou que esse é um momento histórico, principalmente pelo fato de uma parte significativa dos membros terem sido eleitos pelo voto do povo nos fóruns regionais. “Esse conselho também nos insere no Sistema Nacional de Cultura por cumprirmos todas as etapas, que são: ter uma secretaria, um fundo de cultura e o conselho instituído. O próximo passo agora é construir o plano estadual de cultura, tendo um pensamento planificado e pacificado com a sociedade”, comentou.
INDAGADO SOBRE COMO SERÁ A SUA ATUAÇÃO O CONSELHEIRO RESPONDEU:
“Irei levar para o CONSECULTPB, a experiência e a contribuição de quem vem de um município onde a sociedade civil organizada, lutou, esbravejou e construiu desde o ano de 2008, através da Carta de Cultura Maestro Móca, da qual fui proponente e signatário, o seu Sistema Municipal de Cultura, um dos primeiros do País”, explicou.
Falando sobre Cuité o Conselheiro frisou: “Não vamos olhar para trás, quando nos idos de 2008, os projetos de Lei do Conselho Municipal de Cultura e Plano Municipal de Cultura, proposto por nós da sociedade civil organizada, foi prontamente aprovada pela Câmara Municipal de Cuité, mas só teve a sua “Sanção Tácita” devido a nossa insistência e articulação”. Vamos olhar para o hoje, quando a Prefeita Euda Fabiana, o Secretário de Cultura: Maurílio Macêdo e o Conselho Municipal de Cultura, através do seu Presidente o Sr. Jeancarlo de Lima e demais conselheiros, não medimos esforços, para juntos, efetivarmos uma política cultural forte e consolidada em nosso Município”.
 
Na Paraíba, apenas 32 municípios têm as ferramentas necessárias para adesão e participação no Sistema Nacional de Cultura, que são: a Secretaria, o Plano e o Conselho de Cultura. Cuité está bem a frente dos demais municípios, pois atual administração (Euda Fabiana) deu corpo e forma com a posse do Conselho Municipal e a efetivação daquilo que o Plano propõe. “O nosso município já está pronto para consolidarmos a Política Nacional de Cultura, agora é a vez de ajudarmos o Estado da Paraíba a organizar o sistema estadual, e com isso alavancarmos os potenciais que temos de sobra”. Comentou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário