Páginas

CUITÉ VAI "REVIVER A PAIXÃO DE CRISTO"...

A Prefeita Euda Fabiana através da Coordenação do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil - PETI, tem a honra de convidar as famílias cuiteenses, para assistir o  ESPETÁCULO TEATRAL: "A PAIXÃO DE CRISTO 2012". PROJETO "REVIVA A PAIXÃO".
O Projeto Reviva a Paixão é mais uma, das brilhantes ideias da Equipe-PETI. Com intuito de reacender a chama da tradição cuiteense de realizar o espetáculo que é revivido em todo mundo, a equipe trará para o palco, um elenco composto de mais de 150 atores e figurantes, todos beneficiários do PETI-CUITÉ.

Os preparativos para as apresentações que acontecerão em dois dias (05 e 06 de abril), já estão ocorrendo a mais de 30 dias, onde os participantes estão recebendo aulas de teatro, dança e música, e ainda, a aprendizagem sobre a simbologia e importância do evento para o mundo cristão.

Com o Projeto Paixão de Cristo, buscamos despertar o interesse da nossas crianças pelas artes de uma forma em geral, uma vez que os nossos monitores estão abordando as teorias e as práticas de teatro, pela dança e música.

Desencadearemos também uma ação solidária, através da doação de alimentos pelos espectadores, ao trocarem a sua senha por 01 KG. de alimento não-perecível.

O Projeto conta com o acompanhamento e apoio total da Prefeita Euda Fabiana, que já confirmou presença com toda a sua comitiva, onde estarão vivendo as emoções da narrativa bíblica junto do povo cuiteense.

EM BREVE ESTAREMOS DIVULGANDO A FICHA TÉCNICA DO ESPETÁCULO E FOTOS DOS ENSAIOS E PREPARATIVOS.

LEMBRAMOS QUE AS SENHAS SÓ ESTARÃO DISPONÍVEIS NOS DIAS: 03 (TERÇA) E 04 (QUARTA), NA SEDE DO PETI.

COORDENAÇÃO ADMINISTRATIVA DO PETI-CUITÉ PARTICIPA DE CAPACITAÇÃO EM JOÃO PESSOA

Plano de combate ao trabalho infantil é avaliado em formação de técnicos do PETI

Durante dois dias (27 e 28), cerca de 400 técnicos do Sistema Único da Assistência Social (Suas) que atuam no Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti), participaram de uma formação com o Ministério do Desenvolvimento Social (MDS). Realizada pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Humano (Sedh), a formação teve o objetivo de discutir o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para Crianças e Adolescentes de 6 a 15 anos. O evento aconteceu no Teatro Paulo Pontes do Espaço Cultural e discutiu também a construção do Plano Estadual de Combate ao Trabalho Infantil.
A coordenadora do Fórum de Erradicação do Trabalho Infantil (Fepeti), Maria Senharinha Soares Ramalho, junto com a presidente do Conselho Estadual da Criança e Adolescente, Sônia Maria, fez uma explanação do Plano Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil e Proteção ao Trabalhador Adolescente. “O Plano Estadual deverá agregar contribuições de organizações governamentais e não governamentais. Também terá que possuir dimensões estratégicas que ordenam tanto os problemas prioritários quanto o quadro correspondente de ações, metas, responsáveis e prazos”, explicou Maria Senharinha.
Segundo a secretária da Sedh, Aparecida Ramos, o trabalho infantil não é apenas uma questão que envolve elementos éticos e morais, mas que diz respeito ao desenvolvimento econômico de um Estado e de uma nação. “É preciso que a sociedade saiba das condições a que essas crianças são submetidas, são brutalizadas no corpo e na alma. Se quisermos que nossa Paraíba se desenvolva, necessariamente devemos dizer não ao trabalho infantil e criar condições para que nossos pequenos  possam ter acesso à educação, às artes, ao esporte, enfim, a todo o patrimônio cultural construído pela humanidade”, frisou.
Eixos do Plano – Entre os eixos estratégicos que devem ser traçados no Plano Estadual estão: priorização da prevenção e erradicação do trabalho infantil e proteção ao adolescente trabalhador nas agendas políticas e sociais; promoção de ações de comunicação e mobilização social; criação, aperfeiçoamento e implementação de mecanismos de prevenção e erradicação do trabalho infantil e proteção ao adolescente trabalhador, com destaque para as piores formas.
O plano deverá contemplar ainda a promoção e fortalecimento da família na perspectiva de sua emancipação e inclusão social; garantia de educação pública de qualidade para todas as crianças e os adolescentes; proteção da saúde de crianças e adolescentes contra a exposição aos riscos do trabalho e fomento à geração de conhecimento sobre a realidade do trabalho infantil no Brasil, com destaque para as suas piores formas.
Experiência positiva – O evento propiciou também uma troca de experiência entre os Peti municipais. 
Participaram como palestrantes a gerente estadual da atenção social especial, Carmen Meireles, a coordenadora geral de medida sócio-educativa do MDS, Nívea Maria Polezer, e a diretora de Proteção Social  Básica do MDS, Ediane Pereira Dias.  Ainda estiveram no evento representantes do Ministério Público do Trabalho e da Universidade Federal da Paraíba.
Peti na Paraíba – Na Paraíba, o Peti existe em 210 municípios paraibanos, oferecendo atividades de cultura, arte e esporte às crianças e adolescentes.
O Município de Cuité se fez representar pelo seu Coordenador Administrativo: Dimas Ribeiro, que compartilhou com os colegas as experiências vividas em nosso município, e ainda contribuiu de forma ativa com os trabalhos realizados nos dois dias.

"Tomaremos parte na Comissão Estadual que irá elaborar o Plano Estadual de Erradicação do Trabalho Infantil, enquanto aqui em Cuité, não mediremos esforços para cumprir as metas de Elaboração do Plano Municipal e da Formalização da Rede de Proteção e Defesa de Direitos da Criança e do Adolescente" - Pontuou.

Fonte: Sedh com PETI-Cuité.

FALANDO SOBRE CUITÉ...

O CUITEENSE DIMAS RIBEIRO É EMPOSSADO NO CONSELHO ESTADUAL DE CULTURA – CONSECULT/PB.

O Cuiteense Dimas Ribeiro que há vários anos presta relevantes serviços à comunidade de Cuité, seja na área dos grupos e movimentos culturais, seja na liderança dos trabalhos das entidades e órgãos do Controle Social – a exemplo dos conselhos municipais, tomou posse, na tarde desta quinta-feira (23), em solenidade no Palácio da Redenção, juntamente com os demais 45 membros titulares e suplentes no Conselho Estadual de Cultura. Após a reformulação na sua configuração, o conselho passou a ser formado por representantes do poder público, da sociedade organizada e da classe artística, democratizando e pluralizando a discussão da cultura.
Sendo assim, cabe aos fóruns das regiões geo-administrativas elegerem de forma direta os seus representantes, no caso da 4ª Regional do Curimataú e Seridó Paraibano, a assembleia ocorreu em novembro do ano passado (2011), no Teatro Municipal Dona Chicota – Cuité, onde o recém-empossado conselheiro foi eleito pela unanimidade dos artistas e produtores culturais presentes. O mandato do representante e do suplente, Sr. Francisco de Assis Oliveira será de 02 (dois) anos.
O Secretário de Cultura do Estado, Chico César, ressaltou que esse é um momento histórico, principalmente pelo fato de uma parte significativa dos membros terem sido eleitos pelo voto do povo nos fóruns regionais. “Esse conselho também nos insere no Sistema Nacional de Cultura por cumprirmos todas as etapas, que são: ter uma secretaria, um fundo de cultura e o conselho instituído. O próximo passo agora é construir o plano estadual de cultura, tendo um pensamento planificado e pacificado com a sociedade”, comentou.
INDAGADO SOBRE COMO SERÁ A SUA ATUAÇÃO O CONSELHEIRO RESPONDEU:
“Irei levar para o CONSECULTPB, a experiência e a contribuição de quem vem de um município onde a sociedade civil organizada, lutou, esbravejou e construiu desde o ano de 2008, através da Carta de Cultura Maestro Móca, da qual fui proponente e signatário, o seu Sistema Municipal de Cultura, um dos primeiros do País”, explicou.
Falando sobre Cuité o Conselheiro frisou: “Não vamos olhar para trás, quando nos idos de 2008, os projetos de Lei do Conselho Municipal de Cultura e Plano Municipal de Cultura, proposto por nós da sociedade civil organizada, foi prontamente aprovada pela Câmara Municipal de Cuité, mas só teve a sua “Sanção Tácita” devido a nossa insistência e articulação”. Vamos olhar para o hoje, quando a Prefeita Euda Fabiana, o Secretário de Cultura: Maurílio Macêdo e o Conselho Municipal de Cultura, através do seu Presidente o Sr. Jeancarlo de Lima e demais conselheiros, não medimos esforços, para juntos, efetivarmos uma política cultural forte e consolidada em nosso Município”.
 
Na Paraíba, apenas 32 municípios têm as ferramentas necessárias para adesão e participação no Sistema Nacional de Cultura, que são: a Secretaria, o Plano e o Conselho de Cultura. Cuité está bem a frente dos demais municípios, pois atual administração (Euda Fabiana) deu corpo e forma com a posse do Conselho Municipal e a efetivação daquilo que o Plano propõe. “O nosso município já está pronto para consolidarmos a Política Nacional de Cultura, agora é a vez de ajudarmos o Estado da Paraíba a organizar o sistema estadual, e com isso alavancarmos os potenciais que temos de sobra”. Comentou.

HÁBITOS ALIMENTARES SAUDÁVEIS, UMA DIRETRIZ DO PETI-CUITÉ


Cuidar bem das nossas crianças/adolescentes, tem sido uma constante na Administração da Prefeita Euda Fabiana. Um bom exemplo disso é o trabalho desenvolvido no Programa de Erradicação do Trabalho Infantil-PETI, onde os serviços disponibilizados aos beneficiários são padronizados e oferecidos com excelência. Diante desta afirmativa, podemos destacar a alimentação, e a Educação Alimentar que os mesmos desfrutam no dia a dia do programa.

A parceria proposta pela Coordenação Administrativa, através do seu Coordenador Administrativo: Dimas Ribeiro, e firmada com a Secretaria  Municipal de Educação, através do acompanhamento da nutricionista: Lizandra Sheyna Alves Macêdo, que teve seus trabalhos cedidos gentilmente pela Secretária Micheline Palmeira, tem dado apresentados resultados positivos no tocante ao melhoramento dos hábitos alimentares das crianças/adolescentes e suas famílias.

"A proposta da Coordenação Administrativa (Gestão Euda Fabiana), foi de modificar, adequar e melhorar em 100% a alimentação oferecida  no PETI. Conseguimos inserir no cardápio, itens considerados indispensáveis para uma boa alimentação, a exemplo das frutas, verduras e legumes". Frisa: Dimas Ribeiro.

Foi então que pensamos em desenvolver um projeto permanente que transferisse os ensinamentos dos bons hábitos alimentares, daí surgiu o PROJETO CANTEIROS DA CIDADANIA, onde as famílias estão tendo a oportunidade de aprender sobre a importância da PRODUÇÃO E DO CONSUMO de frutas, verduras e legumes orgânicos.

Outros temas importantes abordados no curso que sendo desenvolvido com as crianças e suas famílias, são: APROVEITAMENTO DO LIXO ORGÂNICO DOMÉSTICO PARA A PRODUÇÃO DE ADUBO - E A UTILIZAÇÃO DE GARRAFAS "PET" NA BASE DO CANTEIROS (retirando-as do meio ambiente).


O projeto conta ainda com o acompanhamento técnico-pedagógico do Coordenador Adjunto/PETI, o Técnico Agrícola e Pedagogo: Décio Alves, e a colaboração irrestrita de todos os monitores e auxiliares, inclusive, o Sr. Deda, dedicado servidor gentilmente cedido pela Secretaria de Obras e Serviços Urbanos.
É importante destacarmos que toda a produção do Canteiros da Cidadania, será destinada à utilização nas refeições no PETI, e distribuída gratuitamente entre os participantes do Coletivo de Pais e Mães do PETI que estão inscritos no curso.


NOSSA HOMENAGEM ÀS MULHERES...

Mulheres da Minha Amada Terra Cuité

Mulheres da Minha Amada Terra Cuité, neste dia tão especial 08 de Março, data em comemoramos o Dia Internacional da Mulher, venho através deste espaço parabenizá-las por este dia tão especial. Parabenizá-las também por todas as grandes e pequenas conquistas ao longo das últimas décadas, as quais: são inúmeras. 

Neste dia, quero agradecer a Deus pela graça de ser mulher e poder estar à frente da Gestão desta cidade, tão amada, podendo fazer políticas públicas de valorização para as mulheres. 

Agradecer também pela oportunidade de ter uma equipe de grandes mulheres trabalhando ao meu lado. Quando falo da grande equipe de mulheres me refiro a todas que fazem parte do quadro de funcionários da Prefeitura desde as que fazem parte do primeiro escalão, as que ocupam cargos de diretoria, chefia até as nossas auxiliares e garis, todas que com dignidade, honradez, força e coragem exercem suas funções ajudando a construir a nossa história. 

As mulheres Cuiteenses são mulheres batalhadoras, em sua maioria Chefes de Família que criam seus filhos, cuidam de seus lares e ainda trabalham na esperança de um futuro melhor. 

A todas as mulheres do Mundo, e em especial as mulheres Cuiteenses, meus Parabéns! 

Euda Fabiana.

FONTE: BLOGSERRADECUITE.