Páginas

PETI emociona multidão de espectadores do desfile cívico em Cuité

Com um desfile pautado na criatividade. o PETI provocou uma reação emocionante nas centenas de pessoas que se fizeram presentes à Rua João Pessoa para prestigiar as comemorações do Sete de Setembro. Trabalhando o tema: "Entre a guerra e a paz prefiro a guerra pela paz", as crianças e a equipe do programa surpreenderam ao levar para avenida uma passagem por fatos históricos marcantes, culminando com uma bela mensagem pela  consciência humana acerca da necessidade de preservação dos recursos naturais.

VEJA A SINOPSE/ROTEIRO DO TEMA E AS FOTOS DO DESFILE:





Para comemoração do 189° ano da independência do Brasil, o PETI desenvolveu o tema: “ENTRE A GUERRA E PAZ PREFIRO A GUERRA PELA PAZ”. Onde na proposta artística demonstramos os meios utilizados para promover os horrores causados pela 1ª e 2ª guerras mundiais, seu ambiente sombrio, e seus principais idealizadores.

Também podemos vislumbrar através da proposta pedagógica, a reflexão sobre uma diversidade de assuntos transversais da atualidade, que dão conta de um alerta mundial para a possibilidade de uma terceira grande guerra, onde nem só as armas serão responsáveis pela destruição de vidas. Abordando assim, os conflitos sociais (como o uso banalizado das armas e a fome), os problemas ambientais (com enfoque no desperdício, mau uso e possível escassez da água, e na destruição, grilagem e desmatamento incontrolável da Amazônia – o chamado: “Pulmão da Terra”).

E para finalizar, apresentaremos os direitos humanos acordados como diretrizes fundamentais nos tratados e convenções internacionais, para a garantia do bem estar e promoção da paz na humanidade, e de forma especial para as crianças e adolescentes do mundo.

1ª ALA:
 Na primeira ala apresentamos AS BALIZAS E O ESTANDARTE OFICIAL do Programa, seguido solenemente pelo PAVILHÃO NACIONAL composto pelas bandeiras do Brasil, Paraíba, Cuité e do PETI, estes que são acompanhados por uma GUARDA DE HONRA como forma despertar o espírito do patriotismo popular, e de prestar uma justa homenagem às Forças Armadas do Brasil.


 
2ª ALA:
 A segunda ala traz o 1° pelotão temático, com as OFICINAS REGULARES E ATIVIDADES DESENVOLVIDAS no programa, apresentam-se os beneficiários trazendo os ESTANDARTES de cada uma, bem como, uma mostra das atividades desenvolvidas pelos alunos do PETI durante todo o ano, através dos projetos pedagógicos.
3ª ALA:
 Na terceira ala trazemos a faixa com o tema central: “ENTRE A GUERRA E A PAZ PREFIRO A GUERRA PELA PAZ”, e uma coreografia da OFICINA DE DANÇAS abordando a proposta da música: “PRÁ NÃO DIZER QUE NÃO FALEI DAS FLORES” do compositor Geraldo Vandré, “as flores vencendo canhão”.


4ª ALA:
Com o sub-tema: “VIDAS CEIFADAS PELA AMBIÇÃO DOS HOMENS”, apresentamos na 4ª ala o período que antecedeu a 1ª guerra mundial, destacando o primeiro homem a ambicionar a conquista do mundo através da força e das armas, o general conquistador: Napoleão Bonaparte e o Exército Francês.


5ª ALA: 
Na 5ª ala, novamente “O HOMEM SONHA ERRONEAMENTE EM TER O MUNDO AO SEU DISPOR”. Surge um ditador alemão, o nazista Adolf Hitler conduziu e escreveu uma das páginas mais tristes da história da humanidade, onde milhares de homens e mulheres indefesos e judeus foram massacrados pelo seu louco sonho de se tornar “O DONO DO MUNDO”.
6ª ALA:
Propomos na 6ª ala que, pela primeira vez assumamos o controle de uma guerra, pois “O FUTURO DA HUMANIDADE SERÁ UMA GUERRA NOSSA”. Uma guerra onde os principais meios utilizados serão: a consciência, a educação, o respeito e o cuidado, para assim preservarmos a existência humana através da conservação da água: “SEM ÁGUA PERDEREMOS A BATALHA PELA VIDA”- cuidemos desse bem maior - e da preservação da vida em seu habitat natural. “O PULMÃO DA TERRA CLAMA POR LIBERDADE”- lutemos para que ele e nós sobrevivamos.


7ª ALA:
 Finalmente na 7ª ala os pais e as mães do PETI empunham os Direitos Fundamentais, devemos garantir que as nossas crianças tenham um futuro de: RESPEITO, com uma EDUCAÇÃO de qualidade, contando com a nossa PROTEÇÃO, de LIBERDADE expressa, repleto de LAZER e CULTURA, com DESCANSO e PAZ. Assim, educando e olhando para as nossas crianças, evitaremos os conflitos atuais, as guerras descabidas e gravaremos, e saberemos viver a vida, pois “É PRECISO SABER VIVER... O FUTURO DE PAZ DEPENDE DE NÓS”.








Nenhum comentário:

Postar um comentário