Páginas

SEMINÁRIO: DIREITOS HUMANOS DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES E O ENFRENTAMENTO AO TRABALHO INFANTIL


A equipe-PETI Cuité participa durante os dias de hoje (30), e amanhã (31), do SEMINÁRIO: DIREITOS HUMANOS DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES E O ENFRENTAMENTO AO TRABALHO INFANTIL, que acontece na Cidade de Picuí/PB.

A delegação de Cuité é composta pela Coordenação Administrativa (01) e Monitores (08), além dos alunos (as) das Oficinas de Artes e Danças (25) que compõem o elenco do musical: "Minha mãe, minha vida" de autoria do monitor/ator Dioclébio Macêdo, totalizando 29 participantes da nossa cidade no evento. O espetáculo teatral abrilhantará o seminário na tarde de hoje.

Vejamos a programação:

Objetivos:


Realizar uma reflexão sobre os direitos humanos da criança e do adolescente e a busca das garantias no estado da Paraíba; Sensibilizar a sociedade a respeito dos prejuízos do trabalho infantil, reconhecendo-o como uma grave violação dos direitos humanos; Fortalecer a rede de enfrentamento ao trabalho infantil no Estado.

Público: 250 participantes - Membros do Sistema de Garantia dos Direitos da Criança e do Adolescente, integrantes de organizações governamentais e não-governamentais, sociedade civil, estudantes e demais interessados. 
Promoção: Fórum Estadual de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil e Proteção ao Trabalhador Adolescente na Paraíba (FEPETI/PB).

1º DIA: 30 de outubro de 2012

7h30 às 9h00 - Credenciamento
8h00 – Café da manhã
8h30 – Apresentação Cultural PETI de Picuí

9h30 – Mesa de Abertura
10h30 – Palestra: Trabalho Infantil: desconstruindo imagens e conceitos. Palestrante: Dr. Eduardo Varandas Araruna – Procurador-Chefe do Ministério Público do Trabalho 13ª Região - Mediadora: Maria Aparecida Pereira da Silva – Coordenadora do Centro de Referência Especializado de Assistência Social/Medidas Socioeducativas do Município de João Pessoa

11h20 - Debate
12h00 – Intervalo para Almoço

14h00 - Apresentação Cultural - PETI de Cuité (Musical: "Minha mãe, minha vida").

14h30 - Palestra: Trabalho Infantil na perspectiva de grave violação dos direitos humanos da criança e do adolescente. - Palestrante: Profa. Maria de Nazaré Tavares Zenaide, Professora da Universidade Federal da Paraíba/Coordenadora do Núcleo de Cidadania e Direitos Humanos - Mediadora: Sandra Cristina Santos Alves – Assistente Social do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia na Paraíba

15h10 – Debate

15h40 – Palestra: A importância da intersetorialidade no enfrentamento ao trabalho infantil. Palestrante: Maria Senharinha Soares Ramalho - Assistente Social Universidade Federal da Paraíba e Coordenadora Estadual do FEPETI - Debatedores: Dra. Maria Edlene Lins Felizardo – Procuradora do Ministério Público do Trabalho 13ª Região, Coordenadora Regional da Coordinfância e Maria Isabel Dantas da Silva - Assistente Social do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador de João Pessoa - Mediador: Laerge Thadeu Cerqueira da Silva - Coordenador do Núcleo de Promoção à Saúde do Trabalhador, do Centro de Referência Estadual de Saúde do Trabalhador

16h10 – Debate
17h30 – Lanche

2º DIA 31 de outubro de 2012

8h00 – Café da manhã
8h30 – Apresentação Cultural - Coral Vozes da Floresta – Nova Floresta/PB.

9h00 - Mesa Redonda: Prejuízos do trabalho precoce para a criança e o adolescente - Debatedores: Trabalho Infantil em Cerâmicas – Rachel Mendes Pereira da Silva - Auditora Fiscal do Trabalho da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego na Paraíba - Trabalho Infantil Doméstico – Denise Pereira dos Santos – Psicóloga, membro do Núcleo de Pesquisas e Estudos sobre o Desenvolvimento da Infância e Adolescência (NUPEDIA/UFPB) - Mediadora: Celiana da Costa Araújo - Coordenadora da Proteção Social Especial/Picuí

10h30 – Debate
12h00 – Intervalo para Almoço

14h00 – Mesa Redonda: Refletindo a execução da política pública na busca de garantias dos direitos de crianças e adolescentes - Debatedores - O Programa de Erradicação do Trabalho Infantil – Carmen Lúcia de Araújo Meireles – Gerente Estadual de Proteção Especial/Secretaria de Estado de Desenvolvimento Humano - Protagonismo infanto-juvenil – Patrícia Larrissa de Lima Oliveira – Secretária de Assistência Social de Picuí - Controle Social – Rosinete Veloso Camelo – Conselheira do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente - Políticas Públicas e Orçamento – Procuradora do Ministério Público do Trabalho 13ª Região, Coordenadora Regional da Coordinfância - Mediadora: Ana Valquíria Perouse Pontes - Assistente Social da Coordenadoria da Infância e Juventude do Tribunal de Justiça do Estado da Paraíba

16h00 – Debate
16h30 – Palestra: Políticas públicas municipais de garantias dos direitos de crianças e adolescentes - Palestrante: Adriana Mary de Carvalho Azevedo – Coordenadora dos Programas Sociais de Picuí - Mediadora: Elisabete Alves da Silva Coutinho – Técnica da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Humano
16h50 – Debate
17h20 - Lanche
18h00 – Encerramento




imagens da internet

PETI-CUITÉ: novos trabalhos, mais resultados alcançados com excelência!

 
Caros (as) Leitores (as),

Em virtude da realização do pleito eleitoral 2012, e em observância à Legislação Eleitoral, a Equipe-PETI resolveu suspender as atividades de divulgação neste espaço. Pois bem, superada essa importante fase da democracia brasileira, estaremos retomando os trabalhos de divulgação dos projetos e atividades desenvolvidas no dia-a-dia do PETI-Cuité.

É importante ressaltar que, mesmo com a suspensão das atividades neste blog, os trabalhos diários no programa seguiram normalmente, conforme o Plano de Ação 2012. A partir de hoje, divulgaremos postagens referentes aos projetos: SEMANA DA FAMÍLIA (Julho) - SEMANA DO FOLCLORE (Agosto) - SEMANA DO TRÂNSITO e SEMANA DA CRIANÇA/OLIMPÍADA (Setembro ), dentre outras atividades secundárias, mas tão importantes quanto as demais.

Nessa primeira parte e através das fotos abaixo, podemos ver como se deu o PROJETO: Semana da Família 2012. Vejamos as fotos: 

Noite de abertura - Palestras, Debates e Gincana:
              Os dias começavam cedo - atividades físicas:
    Alimentação Saudável - Atividades nos Canteiros da Cidadania:

 Oficina - Alimentação Saudável e Alternatina:
Oficina - Música Regional:
Oficina - Informática e tecnologias atuais: 
Oficina - Artes em E.V.A:



Refeições preparadas na Oficina de Alimentação:

A próxima edição trará a cobertura do Projeto: Semana do Folclore.

PROJETO: II RastaPETI - QUADRILHA JUNINA ESTILIZADA - Resultados de um trabalho que não pára!

Desenvolvendo o tema: "NUMA NOITE DE AVENTURA; ERA NOITE DE SÃO JOÃO, ACONTECE O CASAMENTO DA CHUVA E ACABA A SECA NO SERTÃO", a Junina RastaPETI trouxe para a avenida um verdadeiro show de coreografias, teatro mambembe, dança, animação e alegria; há exatos dois meses de preparação e ensaios, onde os alunos receberam aulas de teatro, dança, canto e exercícios físicos, a quadrilha pode demonstrar todo o seu potencial na Abertura do Maior São do Curimataú e Seridó - o Arraial da Serra, bem como na festa de inauguração da Praça das Flores (Festa de São Pedro).
Diante de um grandioso público em ambas apresentações, nossas crianças puderam mais vez, revelar para os cuiteenses os talentos que detém, arrancando no peito e na raça os aplausos da plateia que assistia a tudo de forma singular. 

VEJAMOS NAS FOTOS, COMO FOI A APRESENTAÇÃO DA PRAÇA DAS FLORES:















A quadrilha conta com a coordenação geral de Dimas Ribeiro, coordenação artística e roteiro de Dioclébio Macêdo (Monitor de Artes I), coreografias de Dênys Ribeiro ( Monitor de Danças), figurino de Joseane Fernandes ( Monitora II) e com a marcação do aluno: Israel Melo.

Com um figurino moderno e totalmente dentro do tema, conjunto de coreografias e teatro com uma temática atual (abordagem dos problemas causados pela seca), a quadrilha fará ainda uma série de outras apresentações, inclusive, com a participação em festivais do gênero em outras cidades da PB e do RN.

ALUNO DO PETI-CUITÉ PARTICIPA DE SELETIVA DO BOTAFOGO DA PARAÍBA

O aluno RONALDO DA SILVA ALEXANDRE (1º da esquerda para a direita) participou de uma seletiva do Clube de Futebol Paraibano Botafogo, na Capital do Estado, João Pessoa.

A participação dos adolescentes na referida seletiva, foi uma inicitiva do fundador da Escolinha Cuiteense de Futebol "Craque do Futuro" o Prof. Tatá, que há vários anos vem incentivando a prática de esportes em nosso município.

Incentivar as nossas crianças a participar dos eventos esportivos e sociais, tem sido uma constante também no Programa de Erradicação do Trabalho Infantil. "Ensinamos as nossas crianças e adolescentes, que é importante participar, e lutar pela realização de seus sonhos". Destacou Dimas Ribeiro - Coordenador/PETI.

O PETI-Cuité sempre inscreve os seus alunos e os mobiliza,  para participação em competições esportivas e do saber, bem como nos eventos de mobilização social a exemplo das conferências municipais e estaduais. 

Por fim, parabenizamos a todos que participaram dessa seletiva, aos classificados, e aos não-classificados também (pois o importante é tentar) em nome do nosso aluno - atleta- ator (o mesmo interpretou Judas na Paixão de Cristo 2012).


DVD - A PAIXÃO DE CRISTO - LANÇAMENTO OFICIAL

O espetáculo teatral: A Paixão de Cristo 2012 - Projeto Reviva a Paixão, que foi resgatado e desenvolvido pelo PETI-CUITÉ no mês de abril deste ano, estará disponível para famílias cuiteenses em uma super produção gravada em DVD.


 LANÇAMENTO OFICIAL EM PRAÇA PÚBLICA - Aguardem...

DIA MUNDIAL DE COMBATE AO TRABALHO INFANTIL

O DIA 12 DE JUNHO é um dia de mobilização mundial para o fortalecimento e efetivação de práticas e políticas de COMBATE A EXPLORAÇÃO DO TRABALHO INFANTIL. Um excelente exemplo disso, são as ações desenvolvidas e os projetos executados em nosso município (Cuité/PB),  onde através do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil - PETI, a Administração Municipal por sua Prefeita Constitucional: Euda Fabiana de Farias Palmeira Venâncio, tem conseguido alcançar índices e resultados jamais vistos, no tocante à retirada de crianças e adolescentes de todas as formas de TRABALHOS INSALUBRES E/OU DEGRADANTES, para oferecer-lhes um mundo de educação, entretenimento e de oportunidades de um futuro com cidadania.


Durante todo o dia de hoje, as atividades do PETI-CUITÉ estarão voltadas para o tema, onde a conscientização será o ponto mais importante. Aguardem a matéria completa.